domingo, 6 de setembro de 2015

QUEM FOI CHATÔ

 
 
 
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou CHATÔ, foi um dos homens mais influentes do brasil na décadas de 1940 e 1960,se destacou como jornalista, entre outros cargos.
Nascido em 04 de outubro de 1982 em Umbrezeiro -Paraíba.
Seu império jornalístico chegou a contar com mais de cem jornais, emissoras de radio ,TV, revistas e agencia.
Foi uns dos responsáveis pelas criação do museu de arte de são Paulo (MASP),que foi inaugurado em 1947.
Foi estudante de direito, mais dedicou-se ao jornalismo logo cedo, escrevendo no jornal pequeno ,e ao seus 20 anos já ocupava um cargo de um redator-chefe do diário de Pernambuco.
 
Era conhecido também por sua personalidade controversa ,por quebrar paradigmas ou adotar-se  um comportamento diversos dos costumes da sua época, o Chatô, como era chamado, nao se rendeu a doença que o deixou paraplégico ate a sua morte, apesar dessa condição especial, continuou a datilografar seus artigo, com a ajuda de uma maquina adaptada para atende-lo melhor .
Entrou no jornalismo e nunca mais saiu ,foi jornalista ate a sua morte (04-abril 1968).
 
 
Chatô,o Rei do Brasil ( O filme)
 
 
 
 
 
Chatô, o Rei do Brasil é um filme brasileiro, dirigido e produzido por Guilherme Fontes, com roteiro baseado na obra homônima de Fernando Morais. Marco Ricca foi escalado para interpretar o protagonista Assis Chateaubriand .Assis Chateaubriand foi o fundador dos Diários Associados e um dos homens mais influentes e polêmicos do Brasil no século XX. Também foi o responsável por trazer a televisão ao Brasil, que teve sua estréia em 3 de abril de 1950 em uma transmissão aos aparelhos instalados no saguão do prédio dos Diários Associados.
O filme começou a ser produzido em 1995 e foi encerrado em 1999. O material encontra-se engavetado, pois existe uma suspeita de que, na primeira tentativa de lançar-se como diretor, Guilherme Fontes tenha se envolvido em um grande escândalo de mau uso de verbas governamentais destinadas ao cinema e à cultura. O filme está sendo concluído no início de 2015.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário