Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou CHATÔ, foi um dos homens mais influentes do brasil na décadas de 1940 e 1960,se destacou como jornalista, entre outros cargos.
Nascido em 04 de outubro de 1982 em Umbrezeiro -Paraíba.
Seu império jornalístico chegou a contar com mais de cem jornais, emissoras de radio ,TV, revistas e agencia.
Foi uns dos responsáveis pelas criação do museu de arte de são Paulo (MASP),que foi inaugurado em 1947.
Foi estudante de direito, mais dedicou-se ao jornalismo logo cedo, escrevendo no jornal pequeno ,e ao seus 20 anos já ocupava um cargo de um redator-chefe do diário de Pernambuco.
Era conhecido também por sua personalidade controversa ,por quebrar paradigmas ou adotar-se um comportamento diversos dos costumes da sua época, o Chatô, como era chamado, nao se rendeu a doença que o deixou paraplégico ate a sua morte, apesar dessa condição especial, continuou a datilografar seus artigo, com a ajuda de uma maquina adaptada para atende-lo melhor .
Entrou no jornalismo e nunca mais saiu ,foi jornalista ate a sua morte (04-abril 1968).
Chatô,o Rei do Brasil ( O filme)
O filme começou a ser produzido em 1995 e foi encerrado em 1999. O material encontra-se engavetado, pois existe uma suspeita de que, na primeira tentativa de lançar-se como diretor, Guilherme Fontes tenha se envolvido em um grande escândalo de mau uso de verbas governamentais destinadas ao cinema e à cultura. O filme está sendo concluído no início de 2015.

